Short-list da 2ª edição do Prémio Tecnigen Farmácias Comunitárias

Já foi apurada a short-list da 2ª edição do Prémio Tecnigen Farmácias Comunitárias

São 10 os projetos selecionados para a final, que terão agora acesso a uma sessão individual de coaching científico com o Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE).

Agradecemos a participação de todos nesta 2ª edição do Prémio Tecnigen Farmácias Comunitárias, que procuram de forma ativa contribuir para a melhoria da saúde e bem-estar das suas comunidades.

Conheça abaixo os projetos finalistas!

Projetos em conceito/em desenvolvimento

Crescer com Saúde (Farmácia Aguiar, Lisboa)

Consciente do inadequado nível de literacia em saúde dos cidadãos, a Farmácia Aguiar deu início ao desenvolvimento do projeto “Crescer com Saúde”, visando capacitar os jovens, futuros cidadãos, a compreender e adotar práticas saudáveis desde cedo, promovendo o autocuidado e bem-estar.

Trata-se de um plano interdisciplinar que pressupõe a colaboração entre a Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica, farmacêuticos e escolas do 1º ciclo da freguesia e tem como população-alvo alunos entre os 8 e os 10 anos de idade, correspondente às turmas do 3º e 4º ano.

Cuidados básicos de saúde para as comunidades migrantes (Farmácia Morais Soares, Lisboa)

Este projeto destina-se a comunidades migrantes e foi pensado numa colaboração entre a farmácia, uma Associação de Migrantes – Fundação Aga Khan, o CNAIM – Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes e respetivas Embaixadas dos países das comunidades migrantes envolvidas.

Pressupõe a dinamização de quatro workshops distintos de cuidados básicos em saúde, assentes nos casos e dúvidas mais frequentes na farmácia, realizados em inglês ou língua nativa, com uma periodicidade regular e com uma aplicação prática no final.

Estar + perto de si | Farmácia São Bento (Angra do Heroísmo)

O projeto “Estar + perto de si” tem como objetivo principal a educação para a saúde dos utentes, através de pequenos vídeos informativos, que contam com a participação de diversos profissionais de saúde, incluindo: médicos, enfermeiros, farmacêuticos comunitários e técnicos auxiliares de farmácia da Farmácia São Bento, da mesma ilha.

Propõem-se que estes vídeos sejam divididos e organizados por capítulos/rubricas, consoante as diferentes áreas de abordagem, como é o exemplo da rubrica “Maternidade”.

Intervenção Farmacêutica na Segurança do Utente em Farmácia Comunitária e na Comunidade (Farmácia Fonseca, Lousada)

Este projeto surge da necessidade de promover e divulgar a Farmacovigilância, através da sensibilização para a notificação espontânea de reações adversas a medicamentos (RAM) de forma a tornar o medicamento mais seguro.

O objetivo principal deste projeto é aumentar a quantidade e qualidade de notificações de RAM no concelho de Lousada através da criação de um canal direto via email ou telemóvel (chamada telefónica e/ou WhatsApp), com o Farmacêutico, durante o período alargado de funcionamento da Farmácia. É também objetivo desenvolver em conjunto com o Jornal local, uma coluna quinzenal, com o título a definir, para publicações relacionadas com o medicamento e a importância de notificar RAM para o tornar mais seguro para a comunidade.

PigMente Care (Farmácia Viriato, Viseu)

PigMente Care é uma ferramenta online, direcionada para as farmácias comunitárias, cujo objetivo é disponibilizar aos utentes um serviço essencial à saúde e bem-estar, na vertente preventiva e na vertente terapêutica da hiperpigmentação para, deste modo, atuar-se na redução do impacto psicossocial que esta patologia condiciona.

Este projeto relaciona a hiperpigmentação cutânea, a fotoproteção, a saúde mental e a literacia em saúde permitindo que os farmacêuticos, os técnicos de farmácia e as farmácias comunitárias colaborem com outros profissionais de saúde e disponibilizem um projeto para a comunidade de modo que se envolvam no processo educativo desta.

Saúde mental para famílias (Farmácia Oeiras Figueirinha, Oeiras)

O projeto da Farmácia Oeiras Figueirinha direciona a intervenção farmacêutica para a saúde mental infantil, concretamente para as crianças e seus cuidadores, atuando na sua promoção, prevenção e tratamento.

Numa colaboração articulada de várias estruturas da comunidade: Farmácia, Câmara Municipal de Oeiras, Escolas Municipais, Clínica do Gil, Associação para a Saúde Mental e Laboratórios Expanscience – Mustela, pretende-se interligar os eixos escola – família – saúde – comunidade, numa perspetiva de desmistificar a saúde mental e proporcionar uma resposta de acesso aos respetivos cuidados, num modelo que se poderá tornar facilmente acessível a todos.

Projetos já desenvolvidos

I Feira da Saúde | Farmácia Algarve (S. Bartolomeu de Messines)

A I Feira da Saúde foi desenvolvida pela Farmácia Algarve, com o objetivo principal de abordar as questões de saúde na comunidade de São Bartolomeu de Messines. A farmácia, como agente central na comunidade, propôs a feira como uma iniciativa multidisciplinar para promover a literacia em saúde, controlar doenças e incentivar estilos de vidas saudáveis. O evento contou com diversos stands de exposição, sessões de esclarecimento e eventos desportivos. Além disso, foi organizada uma campanha de recolha de sangue em parceria com a Associação de Dadores de Sangue do Barlavento Algarvio.

Este projeto envolveu a colaboração com entidades locais para a organização de atividades como exposições, sessões de esclarecimento, eventos desportivos e campanha de recolha de sangue. A Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, a Casa do Povo e o Município de Silves foram parceiros no evento, que contou com a participação de diversas entidades de saúde locais.

O Farmacêutico e o Doente | Associação Portuguesa de Farmacêuticos para a Comunidade

“O Farmacêutico e o Doente” é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Farmacêuticos para a Comunidade onde, através da realização de sessões online com associações de doentes, se pretende aproximar os farmacêuticos dos doentes a quem prestam cuidados.

Nestas sessões, as associações de doentes são convidadas a apresentar-se, a divulgar a sua atividade e a forma como ajudam os seus representados a ultrapassar as dificuldades que encontram no seu dia a dia.  Após esta introdução, segue-se uma discussão do papel do farmacêutico junto das pessoas que vivem com doença, seja através dos próprios doentes ou dos seus cuidadores, sobre o que o farmacêutico já faz e o que pode fazer mais na ótica destas pessoas.

Serviço Cobas | Farmácia Entre as Pontes (Terras de Bouro)

A introdução do Serviço Cobas, um serviço de medição em contexto Point of Care do perfil lipídico completo, é uma solução inovadora na farmácia e na região em que se insere e que é de fundamental importância para ajudar a avaliar o risco cardiovascular dos utentes.

Por permitir uma determinação de todas as frações lipídicas do sangue, desde aquelas que apresentam potencial aterogénico até às que estão positivamente associadas à proteção cardiovascular num curto período de tempo (6 minutos), é uma solução eficiente e conveniente para uma região com pouca acessibilidade a cuidados de saúde.

Projeto para SI – Farmácia Santa Ana e Farmácia Santa Ana Graça (Figueira da Foz)

O Projeto para SI (Solitário Idoso) nasceu do contacto próximo da equipa da Farmácia com os utentes, sinalizando e adaptando a atuação às necessidades e dificuldades dos utentes, com o objetivo de promover e/ou manter a adesão à terapêutica, a saúde e o bem-estar dos idosos.

Através de 3 áreas de atuação (renovação da medicação crónica, PIM e seguimento dos utentes SI), o Projeto para SI pretende tornar mais fácil o acesso ao medicamento, garantir um bom aconselhamento farmacêutico e uma correta adesão à terapêutica e conseguir dar resposta às necessidades dos utentes, em particular os que apresentam dificuldades relacionadas com mobilidade, distância geográfica ou capacidade socioeconómica.